Diretores e supervisores escolares estiveram na última sexta-feira (22) nas dependências da Coordenadoria Regional de Educação (CRE/Jaru) para discutir os resultados do Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) e traçar metas para a melhoria do sistema de ensino da rede estadual. Além dos profissionais escolares, estiveram presentes a Coordenadora Regional de Educação, Núbia Passos Morali e Gerente Pedagógica da CRE/Jaru, Dercília Antônia Vaz.
A reunião teve início com a apresentação de um vídeo com a abordagem de possíveis estratégias que podem influenciar positivamente o trabalho desenvolvido no âmbito escolar, bem como atingir os objetivos educacionais que refletem de forma direta nos índices de avaliação interna e externa. A Gerente Pedagógica da CRE/Jaru, Dercília Vaz enumerou alguns instrumentos avaliativos existes e como o trabalho de todos pode ajudar na melhoria do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB.
A forma como o estabelecimento de ensino desenvolve as suas ações dentro Projeto de Intervenção Pedagógica – Pipe – foi abordada com bastante propriedade na ocasião possibilitando assim um momento ímpar para a troca de experiências. Educadores presentes avaliaram positivamente a forma pedagógica adotada durante a reunião, uma vez que múltiplos conhecimentos e experiências comprovadas em sala de aula puderam ser compartilhados entre as equipes escolares participantes com a produção de cartazes sobre o que deve ser feito para melhorar a educação e através de discussões em grupo.
A professora Núbia Morali, responsável pela CRE/Jaru ressaltou ser importante que as escolas com baixo IDEB participem do curso Desafios da Gestão a ser realizado pela Fundação Leman e Elos Educacional. Dados comparativos apresentados na reunião indicaram que o índice de rotatividade de profissionais também influencia no IDEB das escolas. Referindo-se a importância do trabalho do gestor escolar, Núbia Morali citou alguns problemas existentes em escolas da cidade e disse que os mesmos foram sanados graças ao empenho da gestão que uniu todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem em um único propósito para atender aos anseios da classe discente.
O Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia (Saero) trabalha a proficiência e a capacidade dos alunos da educação básica. Contudo, conforme descreve a Coordenadoria Regional de Educação, o trabalho desenvolvido através de cada estabelecimento de ensino é essencial para se ter o verdadeiro diagnóstico da educação rondoniense e, a partir desse resultado, propor possíveis soluções.