“A audiência era enorme, mas nem sempre o apoio correspondia à necessidade”, disse Reis.
Em 28 de agosto de 1989, o empresário Chico Araújo dá outro grande passo para promover o desenvolvimento local ao implantar a primeira rádio do município com a denominação de Rádio Jaru FM. O dia da inauguração foi marcado por grande festa com a presença de lideranças políticas e um show com a participação de vários artistas do cenário nacional. “Nesse show foram distribuídos muitos brindes com o patrocínio do comércio jaruense”, recordou Chico ao ser entrevistado pelo escritor Elias Gonçalves. No dia seguinte, 29 de agosto de 1989, às cinco horas da manhã, aconteceu a estreia do “Viola Cabocla”, atração que figurou até o ano de 2019, quando foi extinta, como o programa radiofônico mais longevo de Jaru.
Reis Fernandes foi pioneiro em apresentar um programa voltado ao público caboclo. Grande entusiasta do movimento sertanejo, comandou também o “Domingão Sertanejo na TV” que era apresentado ao vivo e contava com duas horas de duração. A atração recebia talentos locais, violeiros, duplas e artistas da região em geral e foi exibida na TV Anary (então afiliada da Bandeirantes em Jaru).
Embora, quando em vida, possuísse uma grande recordação do início da TV Anary, Reis Fernandes começou a atuar inicialmente no rádio. Por ser amigo do então proprietário da emissora, Chico Araújo, e sabendo do lançamento da estação radiofônica, Reis decidiu apresentar a ele o projeto de um programa que propiciasse o devido valor à música sertaneja. No dia em que a rádio foi inaugurada (28/08/1989), Chico Araújo fez um show em frente à TV Anary e na presença de aproximadamente três mil pessoas pegou um aparelho de rádio e deu um brado: “a 94.1 FM Estação Primeira está no ar!” O público reagiu de forma esplendorosa e aplaudiu o anúncio feito na ocasião, uma vez que a rádio estava em fase experimental há alguns dias. Os principais slogans da emissora de rádio foram: Estação Primeira, Rádio 10 da Cidade e por último Rádio Cidade.
Em 1995, com a Rádio Cidade sob nova administração, Reis Fernandes trabalhou por algum tempo na FM do Povo (hoje conhecida como Plan FM) com a apresentação do Viola Cabocla. No ano de 1996, o apresentador é eleito vereador em Jaru pelo Partido Social Cristão com 415 votos. No biênio 1997/1998, Reis ocupou o cargo de 1º Secretário na Mesa Diretora na Câmara Municipal de Jaru, fazendo um relevante trabalho no período em que representou a sociedade no parlamento local.
Por ter um amor incondicional pelo rádio, Reis Fernandes continuou exercendo o seu ofício radiofônico de forma paralela às atividades parlamentares. Quando fazia parte do quadro de funcionários da FM do Povo, chegou a participar também de algumas edições do programa “Jogo Aberto” apresentado à época oficialmente pelos criadores da atração, os jornalistas José Élcio Moreira e Ivan Gonzaga de Carvalho (1951-2012). Porém, pouco tempo depois, Reis retornou à Rádio Cidade e lá esteve até os últimos momentos em que a empresa esteve funcionando.
O saudoso Reis Fernandes teve um grande destaque na frequência 94.1 em todas as etapas das denominações lhe atribuídas – Jaru FM e Nova Jaru FM – quase que muda completamente parte da própria história e da comunicação jaruense. Lucilene Ugalde, viúva do apresentador e companheira de muitos anos confidenciou ao escritor Elias Gonçalves que, pouco tempo após chegar ao município de Jaru – o casal chegou na década de 1980 – atendendo a um convite do gestor da época, Leomar José Baratella, Reis pensou em ser caminhoneiro para “cortar” o Brasil, mas conhecedora do potencial do marido no setor de comunicação, Lucilene aconselhou-o a trabalhar com Chico Araújo, pois, agindo assim, Reis faria o mesmo processo, mas através das ondas do rádio, como sempre ocorreu no decorrer dos 29 anos em que esteve no ar.
Acompanhe no link https://www.youtube.com/watch?v=kUnXbLIlU-M uma reportagem da SIC TV sobre a trajetória do saudoso radialista Reis Fernandes.
Veja o vídeo do último programa dele, gravado na véspera do dia em que faleceu: