A Coordenadoria Regional de Educação-CRE, na pessoa de Vanuza Cordeiro, juntamente com a vice-diretora Eliana Martins, participaram nesta sexta-feira (31) da formatura do projeto: “A Viagem do Prisioneiro”, realizado no Centro Regional de Ressocialização Augusto Simon Kempe – CRASK, tendo como protagonista os reeducando dessa unidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça – SEJUS.
Na ocasião estiveram presentes: Célio Luiz de Lima, coordenador do Sistema Penitenciário da SEJUS; Franciolli Soares, gerente Regional do Sistema Penitenciário; Geanderson Rodrigues, diretor Geral do CRASK; Roger Taylor, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional Jaru; Roberto Carlos, diretor da APAC de Ji-Paraná, entre outras autoridades.
Esse projeto foi de grande valia para os reeducando, uma vez que os mesmos são desafiados a entender sobre Jesus e algumas virtudes tais como: o amor, perdão e a reconciliação, fazendo uso dos mesmos para a vida.
A vice-diretora Eliana entregou menção honrosa a um dos reeducando que participou do 7º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União – DPU. São 3 classificados na categoria 4, no Estado, sendo que dois desses são do CRASK de Jaru.
O terceiro lugar foi da reeducanda feminina, que já está em regime semiaberto e receberá da DPU um tablet. O segundo lugar receberá um smartphone e no momento recebeu das mãos da vice-diretora um certificado de menção honrosa.
Também na categoria 6, de policial penal, houve classificados de 1º e 2º lugar no Estado, sendo os mesmos: Evaniza da Silva com o 1º lugar e Mirian do Carmo Silva em 2º lugar, sendo uma honra para a Regional.
Na oportunidade foi informado o resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA, do Governo Federal.
Houve a participação de 63 internos. Destes, 35 são concluintes do ensino fundamental ou ensino médio. Teve também alguns aprovados em até três áreas do conhecimento aos quais foram inscritos.
A CRE – Jaru tem dado todo o suporte necessário para que tais ações aconteçam de forma satisfatória e esses resultados é o reflexo da educação prisional atuante, sendo que nem no momento de pandemia foram suspensos os atendimentos, em que as atividades eram enviadas de forma impressa.