O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) vem realizando o Encontro Pedagógico para capacitação de instrutores e proprietários de auto-escolas em Jaru e região.
O evento, que vem sendo realizado no auditório da Faculdade Fimca Jaru, tem
como objetivo, aprimorar didáticas do ensino teórico e prático de direção veicular.
O Encontro Pedagógico tem continuidade nesta quarta-feira (28) e ao todo serão 12 horas de capacitação. Participam do encontro instrutores de trânsito e diretores dos Centros de Formação de Condutores dos municípios de Machadinho, do distrito de 5º BEC, Vale do Anarí, de Theobroma, de Vale do Paraíso e do distrito de Tarilândia, além de Jaru, que receberão atualizações sobre aspectos psicológicos no trânsito, didáticas de ensino, prática de direção veicular por meio de pedagogas, psicólogas, especialistas em trânsito que abordaram as temáticas do evento com conteúdo baseado em metodologia ativa, discussões dialógicas, treinamento e palestras.
A iniciativa do evento é do Detran-RO, por meio da Diretoria Técnica de Habilitação (DTH) e conta com aproximadamente 100 pessoas em cada capacitação. O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca que “os instrutores de trânsito são importantes peças para a preservação de vidas no trânsito, formando condutores cada vez mais capacitados e, para isso, o governo tem investido cada vez mais em capacitações.”
O coordenador de formação de condutores da DTH, Francisco Carlos Nascimento, enfatizou que o Detran tem se dedicado na formação e aperfeiçoamento dos instrutores que já chegam a quase 900 credenciados junto à Autarquia para melhorar como um todo a formação de condutores.
O diretor do Detran-RO, Sandro Rocha, enfatizou que “instrutores melhor capacitados são agentes de segurança, que influenciam de forma positiva os novos condutores a relacionarem-se com o trânsito, com respeito e segurança. Isso também é salvar vidas”.
A chefe da 8ª Ciretran de Jaru, Rita de Cássia de Oliveira Guerra falou da importância do curso para capacitação dos instrutores.
Rita declarou ainda que o Detran de Jaru realizou uma importante caminhada em alusão à campanha Maio Amarelo, que neste ano traz como tema:
“Desacelere. Seu bem maior é a vida.” “Estamos aqui para chamar a sua atenção, tocar sua consciência e lembrar a todos que o trânsito deve ser um espaço de respeito, responsabilidade e, acima de tudo, cuidado com a vida! Esta caminhada é um alerta. Um convite à reflexão sobre o alto número de sinistros que ocorrem em nosso município — muitos dos quais poderiam ser evitados com atitudes simples: respeitar os limites de velocidade, não usar o celular ao volante, não dirigir sob efeito de álcool e sempre priorizar a vida. O trânsito faz parte do nosso dia a dia e é responsabilidade de todos! Agradecemos a presença e o apoio dos órgãos parceiros e demais instituições que caminham conosco nesta causa e acreditam na importância da educação no trânsito. Juntos, podemos salvar vidas!”, declarou Rita.
Após a realização do evento em Jaru, será a vez de Ji-Paraná, nos dias 29 e 30, onde participarão também os instrutores de Presidente Médici, Ouro Preto, Mirante da Serra, Nova União, Urupá e Castanheira. Em cada etapa, serão capacitados cerca de 100 instrutores.
O curso proporcionará aos participantes o aprendizado para promoverem aulas mais motivantes e atraentes, por meio de recursos tecnológicos. Também serão mostrados os principais erros que mais reprovaram nos exames práticos de direção veicular em 2024, possibilitando maior atenção e aprimoramento a estes detalhes. ao final da capacitação será realizada a discussão sobre as alterações e sugestões de alteração do Manual de Exames Teórico e Prático do Detran/RO.
CNH SOCIAL
O Governo de Rondônia lança na próxima sexta-feira (30), às 10h, o programa CNH Social, que vai contemplar às pessoas de baixa renda a oportunidade de tirar sua carteira de habilitação sem nenhum custo.
As inscrições poderão ser realizadas pelo site do Detran-RO e os interessados deverão atender alguns requisitos, como ser cadastrado no Cadastro Único (CadÚnico).