Aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), no auditório da Associação Comercial e Industrial de Jaru, a cerimônia de posse do novo diretor Geral do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) Campus Jaru, Renato Delmonico, para a gestão 2023/2027, que contou com a presença de autoridades, convidados e alunos do Ifro.
Antes do início da cerimônia, a aluna Luna Leandra Ripardo Silva, do curso técnico em Segurança do Trabalho, do Campus Jaru, para uma apresentação cultural, onde cantou brilhantemente a música Aquarela do cantor Toquinho.
Em seguida a mesa de honra foi composta pelo reitor do Instituto Federal de Rondônia, Moisés José Rosa Souza, pelo prefeito João Gonçalves Silva Júnior, pelo deputado federal Lúcio Antônio Mosquini, pelo presidente da Câmara de Vereadores Ilson Félix, o presidente da OAB Subseção Jaru, Rooger Taylor Silva Rodrigues, e pelo representante da comunidade acadêmica, o secretário geral do Grêmio Estudantil DNA, Fábio Luiz Montilha Santos, além do diretor-Geral do Campus Jaru a ser empossado, Renato Delmonico.
Após ser empossado, o novo diretor Geral se emocionou ao fazer o uso da palavra, agradecendo sua esposa Renata Cristina e as duas filhas Maria Luiza e Livia pelo apoio e se comprometendo a continuar trabalhando com todo empenho e dedicação para o desenvolvimento daquela instituição.
O professor Renato Delmonico é filho dos agricultores Geraldo e da Dona Lenira, é bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá no Paraná, pós-graduado em MBA – Gestão de Instituições Públicas pelo Ifro, pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Cruzeiro do Sul e Mestre em História pela Universidade Estadual de Maringá. Ingressou no Instituto Federal de Rondônia em fevereiro de 2009, atuando nos campi Ji-Paraná, Vilhena e Jaru.
Estiveram presentes à solenidade de posse o vice-prefeito Jeverson Lima, os vereadores Professor Carlos Afonso, Chiquinho do Cacau e Schimiti Patroleiro, o presidente da ACIJ, Ednilso de Oliveira, entre outras autoridades e alunos do Ifro.
Ifro Campus Jaru
O Instituto Federal de Rondônia surgiu na cidade de Jaru em 2012 com a implantação do Polo de Educação a Distância, e a oferta de quatro cursos de Formação Inicial de Alimentação Escolar, Infraestrutura Escolar Multimeios Didáticos e Secretaria Escolar.
Com essa implantação, a comunidade de Jaru demonstrou interesse em implantar uma unidade presencial na cidade, e dessa forma, representantes do Ifro e gestores da prefeitura realizaram reuniões e audiências públicas que culminaram na doação de um terreno ao Ifro, concretizado por meio de Le: Municipal nº 1974/2014. Por fim, em maio de 2016, foi autorizada pela Portaria N° 378 a criação de mais uma unidade do Ifro – o Campus Avançado Jaru. Neste mesmo ano, foi dado inicio à construção da sede do Campus sendo, inicialmente, um bloco com três salas de aula e 2 banheiros. Em 2018, o Campus Jaru passou a oferecer os seguintes cursos: Técnico em Comércio Concomitante e Subsequente, Técnico em Segurança do Trabalho Concomitante. Subsequente e Integrado ao Ensino Médio, Técnico em Alimentos Concomitante, Mediotec e Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Cooperativismo.
Já no ano de 2019, o Campus Jaru, seguindo uma tendência regional e tendo por base pesquisas de demanda local, expande a oferta de cursos no eixo agropecuária, e passou a ofertar Bacharelado em Medicina Veterinária e Técnico em Agronegócio Subsequente ao Ensino Médio. No mesmo ano foi lançado o primeiro curso de Pós-Graduação Lato Sensu em MBA de Gestão de Instituições Públicas em parceria com a Campus Zona Norte.
Atualmente, o Campus Jaru, possui uma equipe de 65 servidores, sendo 36 docentes efetivos, 11 docentes substitutos e 18 técnicos administrativos em educação. E um total de 835 alunos, considerando os cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos, de tecnologia e graduação, e com as matriculas em andamento deste segundo semestre de 2023 a unidade ultrapassará a marca de 1 mil matriculas.
Hoje a unidade oferta os cursos de: Técnico em Administração, Técnico em Alimentos, Técnico em Comércio, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Zootecnia, Tecnólogo em Gestão Comercial, Tecnólogo em Gestão Pública, Bacharelado em Medicina Veterinária, além dos cursos de formação inicial e continuada em diversas áreas.
O Campus Jaru também desenvolve diversos projetos de ensino, pesquisa e extensão, bem como participa de projetos estratégicos a nível estadual, como a Escola do Chocolate.
A estrutura física da unidade continua a crescer e em seu Plano de Desenvolvimento Institucional está previsto novos cursos técnicos, de graduação e pós-graduação para aumentar ainda mais a gama de atendimento a comunidade com cursos públicos, gratuitos e de qualidade, alinhados com os arranjos produtivos locais e contribuindo dessa forma com o desenvolvimento local e regional.
Fonte: Anoticiamais