Em cerimônia na noite desta quarta-feira (1), o governo de Rondônia entrega, por meio da Secretaria da Mulher, da Família da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), mais uma remessa de kits profissionais para 52 alunos concluintes de 3 cursos profissionalizantes do programa Vencer, em Jaru. O ato será realizado a partir das 19h, no auditório da Escola Capitão Sílvio de Farias. O investimento do governo com mais estes equipamentos foi de R$ 66.406,77.
Os concluintes são dos cursos de Costureiro Industrial do Vestuário, que receberão máquinas de costura e semi-industrial; Maquiador (maca portátil, conjunto de quatro pinças para designer de sobrancelhas e maleta mochila organizadora com divisórias removíveis) e Cabeleireiro (escova de cabelo profissional, secador de cabelo profissional, maleta mochila organizadora com divisórias removíveis, kit com 3 tesouras, uma navalha e chapinha de cabelo). Em julho foram entregues 42 kits a concluintes dos cursos de Manicure e Pedicure, Mecânico de Motocicletas e Operador de Computador.
Além do kit profissional, os participantes do programa recebem o material didático e auxílio financeiro mensal de R$ 200, durante um ano. Fazem parte dos critérios para inscrição: estar inscrito no Cadastro Único, ter idade a partir dos 16 anos e residir em Rondônia.
Na primeira etapa aberta no ano passado, o programa Vencer recebeu 6.910 inscrições, das quais 2.906 tiveram a matrícula confirmada. Desse total, 1.903 concluíram o curso e 1.609 já receberam o kit para começar a trabalhar ou empreender.
Para a etapa 2025, cujas inscrições foram encerradas dia 31 de agosto, o governo estadual abriu 3 mil vagas para 32 cursos nas áreas de Energia, Alimentos e Bebidas, Vestuário, Tecnologia da Informação, Automotiva, Refrigeração e Climatização, Gestão, Comércio, Turismo, Gastronomia, Moda e Beleza.
Para Jaru nesta etapa foram ofertadas vagas para os cursos de Bolos e Cupcakes, Injeção Eletrônica em Motocicletas, Assistente Administrativo, Assistente Financeiro, Programador Web e Editor de Vídeo Digital.
Os cursos contemplam 20 municípios, 10 a mais que a edição 2024, que são: Porto Velho, Candeias do Jamari, Ariquemes, Buritis, Jaru, Machadinho D’Oeste, Ouro Preto D’Oeste, Mirante da Serra, Ji-Paraná, Presidente Médici, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena, Colorado D’Oeste, Rolim de Moura, Alta Floresta D’Oeste, São Miguel do Guaporé, São Francisco do Guaporé, Guajará-Mirim e Nova Mamoré.Fonte: Assessoria