Uma empresária, moradora da rua Sergipe, no Setor 01 de Jaru, foi vítima de um golpe ao pagar a conta de energia de sua residência.
A vítima pagou no último dia 13 de março a conta no valor de R$ 546,67, referente à fatura do mês de fevereiro, mas só descobriu que foi vítima de um golpe nesta semana, quando uma equipe da empresa de fornecimento de energia elétrica foi realizar o corte do fornecimento por falta de pagamento.
Ela compareceu no escritório da Energisa em Jaru com o comprovante de pagamento, realizado via Pix por uma conta de sua empresa, mas foi informada pela atendente que a transferência havia sido para uma conta que não era da empresa e que havia caído em um golpe.
No comprovante bancário que foi impresso e entregue a um advogado para tentar reaver o valor pago, é possível ver que a conta que foi feito a transferência é de uma agência do banco digital Cora SCD S.A., sendo que a da Energisa é do Banco do Brasil.
Para ajudar a enganar a vítima, no momento do pagamento via Pix aparece a mensagem: Pago para: Energ1sa, com o número 1 no lugar do i.
O CNPJ que está na conta de uma empresa de um comércio varejista de bebidas com sede em São Vicente/SP de natureza jurídica empresário individual, que também pode ser vítima do golpista. Ao realizar pesquisa pelo CNPJ e CPF do proprietário da empresa que aparece no comprovante, não foi encontrado nenhum processo criminal.
Segundo o advogado, outras duas pessoas moradoras de Jaru foram vítimas do mesmo golpe e alerta a população jaruense para se atentar ao realizar o pagamento de alguma conta.
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Energisa esclarece que não solicita nenhum tipo de pagamento via depósito bancário, transferência ou Pix para clientes em situação de inadimplência. Os clientes que desejam pagar a conta de energia pelo sistema PIX devem utilizar o QR Code disponível nas faturas impressas ou selecionar essa opção de pagamento diretamente no aplicativo Energisa On.
O uso exclusivo dos canais oficiais de atendimento da Energisa é essencial para evitar quaisquer transtornos. Caso você identifique que tenha sido vítima de golpe, informe imediatamente a polícia.
Fonte: Anoticiamais