Aconteceu na manhã desta sexta-feira (17) no auditório da Câmara Municipal de Jaru, o primeiro evento realizado pela sua Comissão de Agricultura e Meio Ambiente.
O vereador Chiquinho da Emater, através da Comissão da Agricultura da Câmara de Vereadores, convidou todos os produtores da região para consolidar o projeto.
O objetivo do encontro foi constituir a primeira Cooperativa de Produtores de Cacau do Estado de Rondônia, com a participação de todas as instituições públicas do setor: Ceplac, Emater, Semeagro, Senar, Sebrae, OCB-RO, Fecomercio e Seagri.
O encontro contou com a presença de diversos produtores, servidores e vereadores. Inicialmente, foi elaborada uma comissão para discutir o estatuto da cooperativa, dentro do Código Civil de Cooperativismo. Já na próxima assembleia, será formada uma diretoria provisória para o cooperativismo.
Conhecida como a “Capital do Cacau, Jaru agora terá também a sede da cooperativa que irá atender os anseios da cadeia produtiva do cacau.
O município de Jaru hoje é reconhecida como a “Capital do Cacau” em Rondônia, tendo uma área plantada de 1.505 hectares, segundo dados do IBGE.
Além do projeto Escola do Chocolate, que se encontra em trâmite de liberação orçamentária em Brasília, por meio de uma emenda do senador da República Confucio Moura, a ser instalado no campus do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) em Jaru, foi formada nesta sexta-feira a comissão da primeira Cooperativa de Produtores de Cacau do Estado de Rondônia.
“Recentemente, o município venceu o primeiro lugar com o melhor chocolate do Brasil, através do produtor de cacau Deoclides Pires, onde teremos a oportunidade de ter nosso produto apresentado no próximo dia 2 de março em Brasília, junto às embaixadas, para degustação e fechamento de negócios. Estou orgulhoso e acompanharei de perto todo o processo, tanto aqui, quanto em Brasília”, destacou o extensionista e vereador Chiquinho da Emater.
Fonte: Anoticiamais