O pescador jaruense Elias Cândido Vieira reclama que neste ano não recebeu o Seguro Defeso – Pescador Artesanal, benefício que recebe desde 2008 do Governo Federal.
O Seguro Defeso é um benefício do INSS, no valor de um salário mínimo mensal, que é pago aos pescadores artesanais que dependem exclusivamente da pesca de pequeno porte durante o período de piracema, em que a pesca é proibida para preservar as espécies.
Ele pertence à Colônia Z-15 Jaru, e, como o pagamento do seu benefício, não caiu na conta, já foi ao INSS de Jaru para saber o motivo e é informado que seu processo está em análise.
A nossa reportagem entrou em contato com o INSS de Jaru e o atendente informou que os processos dos beneficiários são encaminhados para unidades (Divisão de Gerenciamento das Centrais de Análise) aleatórias em outros estados e são quem realizam a análise e liberam o pagamento.
O senhor Elias é casado, pai de 4 filhos e o principal provedor da casa, por isso depende do benefício e vem passando dificuldades financeiras por causa do atraso no pagamento, uma vez que não pode pescar no período de piracema, ocorrido de 1º de novembro de 2024 a 28 de fevereiro de 2025.
Elias não sabe por qual motivo seu benefício não foi pago e está em processo de análise e pede encarecidamente às autoridades competentes que resolvam logo seu problema.
Fonte: Anoticiamais
