A Polícia Civil de Rondônia, através da delegacia de Ouro Preto do Oeste/RO, com o apoio e reforço da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais – CORE, da Polícia Militar e do Canil do 2º BPM, desencadeou na manhã desta quarta-feira (13) a Operação batizada de “Veredito Final – A lei é para todos”, com a finalidade de cumprir 21 mandados de prisão e 08 mandados de busca e apreensão em desfavor de integrantes da organização criminosa Comando Vermelho (CV), incluindo o líder da facção, o qual foi preso no Estado de Mato Grosso.
Com a operação, a polícia elucida vários assassinatos ocorridos em Ouro Preto do Oese e em Mirante da Serra.
Ao todo 10 mandados de prisão e 21 de prisões são cumpridos em diligências que estão sendo cumpridas nas cidades de Ouro Preto, Jaru e Mirante da Serra. Durante os vários meses de investigações, foram apreendidas diversas armas de fogo e drogas com os membros da facção. O delegado Paulo Kakiokis, Diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), acompanha a operação em Ouro Preto.
Os integrantes são suspeitos de comandarem o tráfico de drogas no interior do Estado e de instituírem uma espécie de “Tribunal do Crime”, onde determinavam a morte de desafetos, além de praticarem crimes de tortura, extorsão, porte ilegal de arma e ameaças.
Ao menos 4 homicídios ocorridos nos anos de 2022 e 2023 em Ouro Preto e Mirante da Serra são atribuídos à facção, que tem como modus operandi gravar as execuções e divulgar em grupos de WhastApp, além de promover diversas pichações pelas cidades com o fim de abalar a ordem pública.
O delegado Niki Alves Locatelli, responsável pela operação, ressaltou que esta é apenas a 1ª fase da operação no combate às facções criminosas e que a Polícia Civil, com apoio da SESDEC, não permitirá que essas organizações criminosas se instalem em Rondônia.